5 motivos para fazer Marketing Digital em empresas B2B
- Tuanny Honesko
- 6 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2023
A gente já ouviu a frase “minha empresa é B2B, não preciso ter redes sociais”. Na verdade, provavelmente todas as empresas de Marketing Digital já ouviram.
Para isso, a nossa resposta é sempre a mesma: todas as empresas precisam de Marketing Digital, pelos mais diversos motivos, e as redes sociais são parte essencial dessa estratégia.
Por isso, para convencer a cabecinha dura de alguns empresários, listamos 5 motivos para uma empresa B2B ter Marketing Digital.
Descomplicando: empresas B2B (ou business-to-business) são aquelas cujo cliente é outra empresa.
1. Do outro lado são sempre pessoas
O primeiro motivo a gente já comentou em outro post, sobre personas: no final das contas, você está conversando COM PESSOAS. Sempre há duas ou mais pessoas nas pontas de uma negociação.
Lembre-se: a PESSOA que vai procurar o serviço para a empresa que representa precisa ser impactada pelo marketing da sua empresa. A instituição é abstrata, mas a pessoa tem cara, personalidade e uma maneira própria de receber a informação. E praticamente não há pessoa que não esteja online.
2. Métricas reais e fidedignas
Leads, tráfego, conversão… essas palavras dizem muito sobre o andamento do seu negócio, as oportunidades de fechar vendas e o interesse que as pessoas têm pela sua empresa. No meio digital, pouquíssimas coisas funcionam na base da “estimativa”. Aqui, tudo é baseado em dados, que costumam ser bastante fidedignos se apresentados pelas ferramentas corretas.
No Marketing Digital, você consegue ter a métrica real do seu ROI (retorno sobre investimento) para entender quão certo uma ação tem dado. Já viu alguém conseguir medir o resultado de uma panfletagem, por exemplo? Isso nunca será exato.
Porém, no Google Analytics, por exemplo, você pode saber quantas pessoas entram no seu site, quantas pessoas compram, qual é o ticket médio, entre outros importantes dados.
3. Foco no cliente
Uma boa estratégia de Marketing Digital coloca o foco no cliente no centro - diferentemente de algumas noções errôneas no outbound (ou o “Marketing Não-Digital”).
Um outdoor é um anúncio generalista, que será colocado em um local de destaque, sim, mas para qualquer pessoa que passar. Um anúncio online pode ser segmentado para que chegue somente a potenciais clientes, que tenham consonância com seu público-alvo e persona.
Ou seja, a chance de fechar negócio é infinitamente maior porque seu “lead” (a “pessoa com interesse”) é infinitamente mais qualificado.
E, depois da compra, manter a comunicação com seu cliente e medir sua satisfação aumenta as chances de conseguir com que ele feche mais negócios.
4. "Know your enemy"
No português erudito, “conheça seu inimigo”, ou seja, fiscalize sua concorrência. Com o Marketing Digital e ferramentas corretas (como MOZ e SimilarWeb, por exemplo), você consegue espionar as estratégias dos concorrentes e se preparar para fazer melhor.
É isso que, afinal, o mundo capitalista nos ensina. Se é para entrar no jogo, é pra jogar, não é?
5. Seu portfólio online
Se as características técnicas do Marketing Digital ou a teoria do consumidor no centro de tudo não atrai você (coisa que eu não entendo…), pensa que, pelo menos, todo seu portfólio, seus clientes e resultados, seu histórico, tudo estará compilado em um só lugar.
Facilmente encontrável e acessível. Futuros clientes poderão se interessar só por você estar lá, sem um esforço sobre-humano.
Em seu site, blog e redes sociais, você poderá falar sobre os seus serviços amplamente, tirar dúvidas, interagir e vender.
Commentaires