Afinal, o que é marketing digital?
- Tuanny Honesko
- 31 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Parece um bicho de sete cabeças, não é? Não, não é. Entender o que é Marketing Digital é simples.
Na verdade, fazer Marketing Digital nada mais é do que utilizar as estratégias de marketing aplicadas ao meio digital. No final das contas, o marketing é o mesmo: serve para chamar atenção para sua marca, seus produtos ou serviços. Dizer quem você é e a que veio - e por que você é melhor que os seus concorrentes.
Em mil novecentos e bolinha...
Lembra-se como era nos anos 80, 90? Outdoors, panfletos, adesivos, propagandas de TV e rádio povoavam e poluíam nosso dia a dia, numa ânsia por atenção. O lema era “vou colocar na rua o que quero que o consumidor saiba, algum deles vai se interessar”.
Funcionava! O “compre Batom”, o folheto da caixa de correio e o ímã de geladeira do gás era imbatíveis. Porém, o consumidor foi ficando mais esperto e ligado nas novas tecnologias.
E agora?
Hoje, temos formas variadas de consumir produtos e serviços. Agora, você precisa encontrar o cliente ideal e convencê-lo por meio de conteúdo. O ambiente digital e o barateamento da internet trouxe uma evolução do pensamento e do relacionamento com o consumidor.
Pense em você como consumidor. Agora, a gente conversa por meio das redes sociais com todas as marcas. Não apenas estamos, mas somos conectados. Não apenas consumimos conteúdo, mas produzimos. Participamos. Construímos.
Ninguém procura mais nada nas páginas amarelas se o Google está na palma da mão.
Como usar o Marketing Digital para a minha empresa?
Com a velocidade das mudanças e a sequência de atualizações, novas plataformas e tecnologias digitais, quem não participa já está ultrapassado. As empresas já estão substituindo profissionais analógicos para dar lugar àqueles que compreendem as estratégias e métricas do meio digital.
Porém, cerca de 80% dos grandes executivos de empresas do mundo todo não entendem e não participam da nova economia. Ou esses profissionais vão acordar e correr atrás do tempo perdido, ou serão substituídos, ou terão uma empresa falida.
Parece radical? E é. A transformação digital é implacável e só sobrevive quem se adapta.
Uma boa estratégia de Marketing Digital deve combinar tecnologia e plataformas de forma variada, cruzando as mídias. Assim, você acha seu público, torna-se presente e mais fácil de ser encontrado.
O poder está nos usuários
Não, o mercado não quer saber o que você quer anunciar. Seus clientes querem saber como seu produto ou serviço vai resolver os problemas deles.
Já reparou que, agora, parece que a reclamação é maior? Quem não está a fim de reclamar ao vivo, agora fala nas redes sociais. Você está preparado(a) para responder a essas pessoas? Sabe como fazer? Nas próximas postagens, vamos falar sobre o relacionamento com o cliente no Marketing Digital, principalmente por meio das redes sociais. Fique ligado(a)!
Comentários