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Blog ou site? Saiba escolher

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr. de 2023

Na dúvida entre ter um blog ou site? Sabe qual é a melhor opção para o seu negócio? Neste post, a gente vai comparar e tirar essa sua dúvida.


O site


Um site é quase como o cartão de visitas de uma empresa. Lá, você coloca sua história, seu portfólio, seus clientes e o resultado do seu trabalho. Na página de contato, você coloca todas as formas para que seu cliente encontre você.


Se você quiser colocar seus produtos à venda online, um site com uma plataforma de e-commerce é perfeito. O usuário poderá escolher, colocar no carrinho, pagar e verificar as atualizações do pedido em um só lugar.


Por isso, um site precisa ser funcional, fácil de compreender e usar, rápido na navegação e no carregamento. Ele é o “quartel-general” da sua marca e ajuda a reforçá-la.


O blog


Já ouvimos muito falar sobre o quanto o blog não importa mais, ou o quanto ele não funciona. “Que coisa mais anos 2000”, eu ouvi de uma pessoa de 25 anos de idade. Mas essa noção vem de uma galera que ainda não compreendeu a relevância do marketing de conteúdo e o quanto o blog é personagem principal dessa história toda.


Quando um usuário procura algo na internet, ele tem uma dor ou dúvida. O papel do seu blog é ter conteúdo de qualidade o suficiente para resolver a questão, firmando sua marca como autoridade e levando essa pessoa a percorrer a jornada de compra por meio de informação.


Blog ou site: qual dos dois é melhor?


Nada impede que você tenha os dois. A maioria das plataformas de blog (como o Wordpress) é gratuita e, hoje, é possível criar um site do zero com a ajuda de alguns construtores (o Wix é o mais famoso, você já deve ter ouvido falar dele).


O site pode colocar o blog em posição de destaque como um local de resumo e comparação de produtos, modos de usar, complementando as informações contidas nas suas páginas.


O blog pode fazer sua marca ser encontrada no Google, com que seu cliente ou futuro cliente se mantenha informado e, aos poucos, seja convencido de comprar seu produto. Ou seja, o blog também tem a responsabilidade de levar a persona ao seu site.


Percebe como um complementa o outro? Com uma estratégia de conteúdo sólida, não é necessário escolher. Você une forças e atua em todas as frentes possíveis. Afinal, o intuito do marketing digital é chamar atenção e gerar lucro, não é?

 
 
 

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