Blog ou site? Saiba escolher
- Tuanny Honesko
- 6 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2023
Na dúvida entre ter um blog ou site? Sabe qual é a melhor opção para o seu negócio? Neste post, a gente vai comparar e tirar essa sua dúvida.
O site
Um site é quase como o cartão de visitas de uma empresa. Lá, você coloca sua história, seu portfólio, seus clientes e o resultado do seu trabalho. Na página de contato, você coloca todas as formas para que seu cliente encontre você.
Se você quiser colocar seus produtos à venda online, um site com uma plataforma de e-commerce é perfeito. O usuário poderá escolher, colocar no carrinho, pagar e verificar as atualizações do pedido em um só lugar.
Por isso, um site precisa ser funcional, fácil de compreender e usar, rápido na navegação e no carregamento. Ele é o “quartel-general” da sua marca e ajuda a reforçá-la.
O blog
Já ouvimos muito falar sobre o quanto o blog não importa mais, ou o quanto ele não funciona. “Que coisa mais anos 2000”, eu ouvi de uma pessoa de 25 anos de idade. Mas essa noção vem de uma galera que ainda não compreendeu a relevância do marketing de conteúdo e o quanto o blog é personagem principal dessa história toda.
Quando um usuário procura algo na internet, ele tem uma dor ou dúvida. O papel do seu blog é ter conteúdo de qualidade o suficiente para resolver a questão, firmando sua marca como autoridade e levando essa pessoa a percorrer a jornada de compra por meio de informação.
Blog ou site: qual dos dois é melhor?
Nada impede que você tenha os dois. A maioria das plataformas de blog (como o Wordpress) é gratuita e, hoje, é possível criar um site do zero com a ajuda de alguns construtores (o Wix é o mais famoso, você já deve ter ouvido falar dele).
O site pode colocar o blog em posição de destaque como um local de resumo e comparação de produtos, modos de usar, complementando as informações contidas nas suas páginas.
O blog pode fazer sua marca ser encontrada no Google, com que seu cliente ou futuro cliente se mantenha informado e, aos poucos, seja convencido de comprar seu produto. Ou seja, o blog também tem a responsabilidade de levar a persona ao seu site.
Percebe como um complementa o outro? Com uma estratégia de conteúdo sólida, não é necessário escolher. Você une forças e atua em todas as frentes possíveis. Afinal, o intuito do marketing digital é chamar atenção e gerar lucro, não é?
Comments