Como usar o e-mail marketing?
- Tuanny Honesko
- 26 de mai. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2023
O e-mail marketing já foi tido como morto várias vezes. “Ninguém mais abre e-mail”, eles disseram.
Mentira. O e-mail marketing continua tendência. O mundo tem, praticamente, 3 bilhões de usuários de e-mail, e eles abrem, sim, a caixa de entrada pelo menos uma vez por dia.
Além disso, o e-mail marketing tende a ser barato. Ferramentas de disparo automático de e-mail não são tão caras, garantem uma boa administração de base de usuários e, ainda, fornecem
O cliente escolheu
Quase como uma panfletagem eletrônica, o e-mail marketing se diferencia por poder ser segmentado. Você não vai receber um panfleto andando na rua de uma empresa que não conhece e pela qual não tem interesse nenhum.
O e-mail marketing só é disparado quando o usuário sinaliza interesse nos produtos ou serviços da empresa. Você faz o “opt-in”, ou seja, escolhe entrar na lista de contatos (a base) dessa marca.
Foi você que decidiu receber newsletter e e-mail marketing, por isso, essa propaganda tende a ser menos invasiva. Não gostou? É só clicar no link de descadastro e, beleza!, a amizade continua a mesma.
Segmentação
Você pode separar sua base de e-mails por gênero, idade, profissão, momento da jornada de compra, localização… enfim. Já falamos bastante sobre segmentação de marketing.
Se você vende roupas, envie promoções separadas para moda feminina e masculina, dependendo do gênero. Se a entrega é facilitada para uma cidade ou estado, faça uma promoção de frete grátis segmentando por região. Se você vai dar uma palestra em Cuiabá, não faz sentido mandar um e-mail avisando a uma base de Erechim. Se você tem canecas personalizadas para coveiros, mande um e-mail marketing somente para os coveiros. E por aí vai.
Isso, obviamente, vai aumentar a chance de conversão por e-mail.
Conteúdo de qualidade
Eu já perdi a conta de quantas vezes eu escrevi “conteúdo de qualidade” neste blog. Mas eu não me canso de repetir. O danado do conteúdo é a chave para qualquer estratégia de marketing digital.
Quando falamos em conteúdo de qualidade para e-mail marketing, isso quer dizer levar até a caixa de e-mail do usuário não somente as promoções ou comentários sobre o quanto sua empresa é bacana.
Lembre-se: no Inbound Marketing, quem está no centro é o cliente. Portanto, você deve levar o que ele ou ela quer saber. Se você conhece bem a sua persona, isso fica mil vezes mais fácil.
Outra questão importantíssima é se atentar aos títulos. Você vai competir com todos os e-mails que essa pessoa receber, por isso, destaque-se! Prometa responder e sanar a dor da sua persona já no título do e-mail. Prometa e cumpra.
Call-to-action
Não adianta fazer conteúdo bom, mandar para a persona certa e, simplesmente, não pedir para ela fazer nada. O call-to-action (ou CTA) serve para isso: enviar a sua persona para onde você quiser que ela vá.
Se você fez uma newsletter falando dos últimos posts do seu blog, coloque um breve resumo e, depois, o link para que o post seja lido em sua totalidade. Se você mandou uma oferta, coloque um link para a oferta. Etecetera.
Ah, e não se esqueça de colocar botões para as redes sociais da sua empresa no e-mail marketing. Afinal, sua estratégia de redes sociais precisa sempre estar ligada à sua estratégia de conteúdo.
Newsletter
A newsletter é um caso à parte não por seguir outras regras, mas por conta de sua necessidade de periodicidade. Basicamente, a newsletter é um “jornalzinho eletrônico da sua empresa”. E jornal é periódico, não é? (Aliás, periódico não é jornal em espanhol?)
O consumidor continua no centro e as dores e anseios deles têm protagonismo. Entre os anseios que ele tem (e, algumas vezes, não admite), está a rotina. Não adianta, somos animais de rotina, principalmente por vivermos em sociedade.
Criar uma newsletter que saia toda terça-feira, contando sobre os assuntos que você escreveu em seu blog. Dessa forma, você gera o hábito para que o seu público espere pelo seu conteúdo.
Não se esqueça de medir
Os dados são fundamentais para o e-mail marketing, como para tudo no Marketing Digital. Ferramentas como RD Station, Mailchimp, Constant Contact, Drip, SendInBlue e tantas outras entregam resultados de desempenho após o envio.
Atenção! A gente fala de ferramentas porque, pelo amor de Deus (ou do que você acreditar), não mande e-mail marketing pelo Outlook ou pelo seu Gmail. Se fizer isso, além de esteticamente a mensagem ficar horrorosa, você perde a chance de medir seus resultados, segmentar sua base de contatos automaticamente e, ainda, pode ter seu e-mail classificado como SPAM. E ir para o lixo automaticamente.
Mas que resultados olhar quando se fala em e-mail marketing? Taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de cliques são as mais importantes.
A taxa de entrega avisa quantas pessoas realmente receberam o e-mail. Às vezes, o endereço de e-mail foi cancelado, a caixa de entrada do usuário está muito cheia ou algo do gênero. Essa taxa também comprova que a ferramenta está funcionando.
A taxa de abertura avisa quantas pessoas realmente abriram o e-mail. Isso mostra que sua marca tem relevância para o usuário e/ou que seu título foi chamativo o suficiente.
A taxa de cliques é a sua maior meta. Ela diz quantas pessoas clicaram no call-to-action e foram para onde você queria que elas fossem.
Leia mais: O que dá para medir com o marketing digital?
Dias e horários para envio
O dia ideal para enviar um e-mail marketing promocional é: quando a promoção estiver vigente, ué! Envie e-mails antecipando a promoção (aquele “vem aí!” amigo), quando a promoção começar, quando estiver para acabar e quando acabar (“perdeu, playboy”).
Para newsletter, a Marketing Melodie avisa que os melhores dias são terça e quinta-feira, mas sugerimos que você teste se isso vale para sua audiência. Quanto a horários, isso vai depender do seu público, mas podemos sinalizar que as primeiras horas da manhã, quando a pessoa chega ao trabalho, e o horário do almoço são excelentes espaços de tempo para envio.
Isso é programável por meio das ferramentas.
No e-mail marketing, a conversa pode ser pessoal
Lembra-se de que você sempre está falando com pessoas, mesmo que o seu negócio exija marketing B2B.
É raro encontrar casos de presidentes de grandes empresas que, uma vez por ano, ao menos, escrevem seus próprios e-mails de fim de ano ou agradecimento por alguma conquista. Geralmente, a equipe de marketing de conteúdo faz isso.
Agora, imagine-se falando diretamente com o seu público, realmente abrindo seu coração sobre sua empresa e as suas perspectivas futuras. Ou, ao contrário, imagine-se recebendo um e-mail que foi feito de verdade por um empreendedor que você admira. Olha esse diferencial!
Com o e-mail marketing, mesmo que você tenha sido convidado, você está invadindo a correspondência de outra pessoa. Seja legal, converse com ela como se estivessem frente a frente.
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