top of page

Entenda a Jornada de Compra no Marketing Digital

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2023

Pense em todas as coisas que você já comprou na vida. Algumas foram no impulso - como, por exemplo, aquela “brusinha” que comprei de um site que me apareceu no Instagram, que achei bonitinha, mas da qual não precisava. Algumas foram pensadas, como a TV da sala, uma smartTV de 32 polegadas.


As duas situações me levaram a fazer compras na Internet, e eu passei por um jornada até passar o cartão de crédito: a jornada de compra. Independentemente do bem adquirido (ou a adquirir) todo consumidor passa pela jornada de compra, e cabe a você - empresa, vendedor, dono - convencer essa pessoa de que o seu produto é o certo. Confira abaixo as 4 etapas pelas quais seu consumidor passa e saiba como agir em cada uma delas.


1. Aprendizado e descoberta


Muitas vezes, a pessoa nem sabe exatamente do que ela precisa. Porém, se sua informação aparecer para o público-alvo correto, na hora correta, você será descoberto. Mais do que isso: com um conteúdo de qualidade, você cria uma autoridade que mostra que seu conhecimento é ímpar.


Digamos que você seja o Zé, um empresário que tem a necessidade de fazer com que o maior número de pessoas compre seu produto. Aí, você se depara com um e-book, vídeo ou post de blog cujo título é “5 maneiras de aumentar suas vendas”. Você vai querer clicar, não vai?


2. Reconhecimento do problema


Acessando o material, você, Zé, descobre que, entre as 5 maneiras, uma delas você não utilizou: a produção de vídeo para o YouTube, para apresentar seu negócio.


Em Marketing Digital, a gente usa muito o termo “dor”. Entender a dor da persona é parte fundamental para qualquer planejamento de marketing de conteúdo ou desenvolvimento de produto/serviço. A dor é um problema que a persona tem, que precisa de solução.


Agora, Zé, que você já sabe que fazer vídeos pode ajudar no seu negócio, você descobre sua dor: não tem quem produza vídeos para você, não sabe criar roteiros, manusear a câmera ou editar.


3. Consideração


Zé, você descobriu o que fazer agora? Você precisa de alguém que faça vídeos para você!

Agora, você vai jogar no Google “produtoras de vídeo em [insira sua cidade aqui]” e analisar as opções.


Se você achar um conteúdo chamado “Melhores produtoras de vídeo em [insira sua cidade aqui]” e ler um comparativo, melhor ainda. E mais: este é o momento de ver exemplos de vídeos que as produtoras fazem, para entender qual é mais adequada para a sua empresa.


Você está considerando sua melhor opção, Zé.


4. Decisão


E aí, Zé? Decidiu? Você tinha uma dúvida, descobriu uma dor, entendeu como resolver a tal dor e comparou opções para sanar esse problema. A decisão, agora, fica mais fácil. Nesta fase, você aceita a ideia e fecha negócio.


A Ajuda Tereza se preocupa com toda essa jornada, uma maneira de “nutrir” (mais uma palavra do Marketing Digital!) o público até que ele esteja preparado e decidido a comprar. Trocando em miúdos, nós levamos empresas ao Zé delas por meio de conteúdo. Venha entender como isso funciona: entre em contato com a gente!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page