top of page

June 2021 Core Update: veja as mudanças

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 14 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

O Google anunciou no dia 06 de junho de 2021 o June 2021 Core Update desde 2020, algo que afetará o desempenho dos sites e seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

A atualização começará em junho de 2021 e será finalizada no mês seguinte, no chamado July 2021 Core Update (criativos!).

Ainda não foi divulgado em detalhes tudo o que essa atualização vai fazer, mas o que se sabe, por enquanto, é que os grandes pontos serão o conteúdo do site e o E-A-T.

Juro que eu vou tentar explicar tudo direitinho por aqui. Portanto, acompanhe!

O que muda no Marketing de Conteúdo com o June 2021 Core Update

Em relação ao Marketing de Conteúdo, essa mudança em junho será significativa para o motor de busca do Google. Ela vai atacar fortemente as fontes e autores dos textos.

Agora, é ainda mais necessário indicar fontes fidedignas para dados e informações. Devem ser instituições, blog ou site com boa relevância e competência reconhecida.

Quem é a referência no assunto? Se vou postar um texto sobre saúde, qual é a melhor fonte: a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou a tia Cotinha do Zap?

Da mesma forma, isso vai valer para quem escreveu o texto. A biografia e o currículo do autor serão, sim, importantes. Quem é melhor escrevendo sobre saúde: o Dráuzio Varella ou seu tio crossfiteiro?

Quero apenas deixar bem claro aqui que não tenho nada contra tios e tias. São só exemplos. Eu juro. Desculpa, tia.

Além disso, um texto bem escrito e escaneável nunca foi tão importante. As informações estão claras? O texto tem fácil entendimento? Tem palavras de transição que tornam o texto fluido? Tem negritos e frases curtas que prendam a atenção do leitor?

Textos claros, simples e diretos têm melhor desempenho, sem dúvidas. Até porque, ninguém mais tem tempo para nada. Desligue o gerador de blablablá e vá direto ao ponto.

Por fim, porém, não menos importante: o texto responde à pergunta que a persona pode ter feito ao realizar a busca no Google que resultou na visita ao seu site?

E-A-T: Expertise, Authoritativeness and Trust

Essa sigla em inglês que significa Competência, Autoridade e Confiabilidade. Essas são diretrizes para avaliação da qualidade de um site perante o Google. Elas resumem bem o que falamos acima.

Veja os pontos que o E-A-T releva:

  • confiabilidade das informações na página, seja das fontes e/ou do autor - exatamente o que falamos no tópico acima;

  • a maioria dos conteúdos em destaque em um site deve ter alta qualidade;

  • informações completas sobre quem responde pelo site ou pela empresa, além de dados de registro da empresa e segurança do site (HTTPS, por exemplo);

  • reputação positiva perante os clientes;

  • dados claros sobre atendimento ao cliente: a quem deve-se recorrer em caso de dúvidas? Por quais meios?

O fim das fake news e do clickbait?

Tive um papo bem cabeça com uma amiga historiadora sobre toda essa história do Core Web Vitals e do June 2021 Core Update. Ela levantou a questão de que é possível que essas mudanças façam diferença no que diz respeito a fake news e clickbait.

 

FAKE NEWS

Do inglês “notícias falsas”, fala sobre notícias criadas para doutrinar a visão do público. Amplamente usadas na política, as fake news se valem de fontes fictícias e fatos inventados para convencer o público de algo criado. Sempre que há fake news, há alguém tirando vantagem disso.


CLICKBAIT

Do inglês “isca de cliques”. Trata-se de títulos, resumos ou imagens mirabolantes que induzem ao clique, mas, no conteúdo real, não correspondem à chamada feita.

 

Eu gosto de pensar assim. Se realmente o Google tem prestado mais atenção na experiência do usuário, eliminar informações falsas ou títulos que chamam para conteúdo que o site não vai entregar podem passar por essas atualizações.

Acho que gosto de ver o copo meio cheio, em conclusão. O que você acha?

 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Post: Blog2_Post
bottom of page