top of page

Segmentação de marketing: a pessoa certa na hora certa

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Não é sempre que você está pronto para comprar. Vendas na internet dependem muito dos seguintes fatores: produto certo na hora certa para a pessoa certa. Mas, afinal, quem é a pessoa certa?


Neste post, nós vamos falar sobre segmentação de marketing.


O que é segmentação de marketing?


Lembra-se do público-alvo e da persona? Já falamos sobre isso aqui.


Basicamente, na segmentação de marketing o seu objetivo é atingir essas pessoas no momento certo, para que elas consumam seu produto ou serviço.


Se você sabe que seu público-alvo são mulheres acima dos 40 anos de idade que moram em Maceió, e que sua persona faz parte do público-alvo, suas campanhas e estratégias de marketing podem ser facilmente voltadas para essa parcela da população.


As redes sociais e ferramentas de anúncios online fazem isso facilmente, em segundos. Configurar as pessoas que serão impactadas pela sua marca faz parte da estratégia de marketing digital.


Tipos de segmentação de marketing


Abaixo, listamos os quatro tipos de segmentação de marketing que utilizamos de forma mais comum. Perceba que, com um público-alvo definido e uma persona bem desenhada, fica fácil segmentar corretamente.

Tipos de segmentação de Marketing
Quadro inspirado no estudo da Universidade Metodista de São Paulo

Segmentação demográfica


Aqui, falamos sobre as características gerais do seu público. Voltando ao nosso exemplo, você quer atingir mulheres acima dos 40 anos de idade. É absurdo, então, que você segmente seu anúncio para homens de 25 anos - parece óbvio, não é?!


Porém, por desconhecimento ou preguiça, muitos anúncios são configurados para 100% dos perfis. Sua persona pode estar entre elas, mas você gastará uma fortuna impactando pessoas erradas quando, com uma boa segmentação, o alvo é certeiro.


Na segmentação demográfica, também estão incluídas características como estrutura familiar, renda e ocupação.


Segmentação comportamental


Disso, só o público-alvo não dá conta. Por isso, conhecer sua persona é fundamental para entender seu comportamento e fazer esse tipo de segmentação. Como sua persona compra? Em que momento? De que tipo de informação ela precisa? Em que passo da jornada de compra ela está? Saber disso é fundamental.


Se você é uma agência de viagens, por exemplo, saiba que, durante os feriados suas vendas vão cair. Seu cliente está viajando nos feriados, não está procurando outra viagem.


Ou seja, deixe para focar nos anúncios quando a pessoa voltar de viagem ou alguns meses antes de um grande feriado. Numa empresa de finanças, por exemplo, não espere um grande retorno entre Natal e Ano Novo. Quer quer falar sobre finanças no recesso? (Eu não quero falar nem fora do recesso...)


Segmentação psicográfica


Releva os interesses e o estilo de vida do público. Você tem uma loja de produtos cristãos, precisa atingir pessoas cristãs, não é? Um ateu ou budista não se interessará. Na segmentação psicográfica, a personalidade da persona é relevada, assim como sua posição social, suas opiniões, atitudes e valores.


Segmentação geográfica


A segmentação geográfica se refere, principalmente, ao local de atuação da sua empresa. Não tem porque impactar pessoas de Curitiba se sua empresa faz serviços somente em Maceió, não é?


Qual é a hora certa?


Geralmente, quando a pessoa está procurando algo relacionado ao seu produto ou serviço. Estar no lugar certo, ou seja, com propagandas em páginas de assuntos relacionados ao seu negócio, impactando a persona ideal formam a hora certa da conversão.


Como fazer uma segmentação de marketing?


Selecionamos alguns passos para que sua segmentação seja feita da melhor forma possível. Se você ainda tiver dúvidas, é vir conversar com a gente. ;)

  1. Faça um estudo de persona: descubra quem é o seu cliente ideal. Já trouxemos informações completas sobre isso aqui.

  2. Conheça o mercado: saiba quem são as pessoas que compram dos seus concorrentes e como eles se posicionam perante esse público. Compare com a sua persona, veja como esses perfis conversam.

  3. Entenda e conheça as ferramentas de anúncio, como o Facebook Ads e o Google Ads.

  4. Teste. Erros fazem parte do marketing digital, mas você só saberá testando, analisando, ponderando, arrumando e tentando novamente.

Está difícil? Procure especialistas em marketing digital - tipo a Ajuda Tereza, que vos fala com tanto amor e carinho. <3

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page